Para ler, se informar e se inspirar. Traduzimos aqui nossa paixão por aprender, compartilhar e ensinar! 

Arquitetura     |    Decoração e Interiores     |     Nossas Histórias     |     Viagens     |     Diário de Reforma  

Cores complementares: como usar!

Já conversamos um pouco sobre cores por aqui, né!? No texto em que falo sobre círculo cromático e cores análogas na decoração, disse que às vezes é um desafio saber como usá-las no ambiente, já que há tantas combinações e significações possíveis. Bem, após aprofundar as cores análogas, vamos falar mais sobre as complementares, aquelas que, dentro do círculo cromático, são opostas. Ao serem comparadas apresentam maior contraste, como por exemplo entre amarelo e roxo.



Utilizar as cores complementares pode ser um pouco arriscado, já que essas causam um contraste grande entre si. No entanto, se você busca tornar o ambiente mais colorido e vibrante, é uma boa escolha. E, se bem planejado, dá pra criar um equilíbrio visual de resultado incrível.




Caso não deseje algo tão chamativo, você pode trabalhar com os tons e saturação das cores. Escolhendo móveis e objetos desaturados, o resultado é menos chamativo e enérgico.

Uma dica para tornar a decoração bem harmonizada é escolher uma cor dominante e usar a segunda em detalhes, assim, fica bem distribuído e você evita aquela confusão visual.

(Duda Senna)

Para equilibrar tudo, utilize cores neutras nos pisos e no teto, dando mais liberdade para se trabalhar as cores nos móveis, objetos, paredes, etc.

A verdade é que não existe segredo na hora de utilizar as cores complementares na decoração. Tudo depende do que se deseja para o cômodo a ser trabalhado; depois daí é só usar sua criatividade e conhecimento. Dá pra brincar com as cores em tons mais vibrantes ou sutis, o importante mesmo é deixar o ambiente harmônico.

Se joga, afinal, os opostos se atraem - ou complementam ;)

Posts Em Destaque

Conta pra gente o que você gostaria de ler aqui no blog.

Entre em contato!

Arquivo

Natália Salla

@nataliasalla.arq  contato@nataliasalla.com.br

Vila Mariana  |  São Paulo