Para ler, se informar e se inspirar. Traduzimos aqui nossa paixão por aprender, compartilhar e ensinar! 

Arquitetura     |    Decoração e Interiores     |     Nossas Histórias     |     Viagens     |     Diário de Reforma  

Dicas! Como usar espelho na decoração.

Um dos vários coringas que existem no mundo da decoração, o espelho é um elemento que pode criar visuais incríveis e potencializar as características dos ambientes. Além de excelentes itens decorativos, os espelhos são úteis para o dia a dia dos moradores e contribuem para dar sofisticação e, principalmente, sensação de amplitude. Mas também é necessário ter cautela ao escolher modelos, tamanhos e onde colocá-los. Portanto, nada mais que justo eles terem um post só deles, com dicas e cuidados para usar espelhos na decoração da sua casa!


Quando estrategicamente posicionado, um espelho possibilita uma sensação de maior dimensão em espaços menores. Uma dica de ouro é aplicar o espelho na primeira parede que é vista ao entrar no cômodo. Assim, a impressão desde o início será de um ambiente maior e isso transforma a experiência no ambiente.


O hall de entrada é um ponto que une a utilidade do espelho às suas vantagens. Afinal, é sempre bom ter como conferir o visual ao entrar ou sair de casa, não é?


Outro truque que gosto muito de usar é aplicar superfícies refletivas na frente dos móveis. Digo isso pois, no caso de unir espelhos à marcenaria, há muitas oportunidades para usar outros tipos fora o cristal, que é o clássico. Por exemplo, no caso da parte superior de armários de cozinha, lavanderias e até grandes portas de correr em guarda-roupas, podemos optar por vidros fumê, coloridos, cobreados, etc. Há uma variedade grande para combinar com o restante da decoração e que ainda carregam a característica de proporcionar a sensação de amplitude. Já nos banheiros o ideal é utilizar o cristal, pois o objetivo é realmente ter o reflexo claro. Como os móveis podem ocupar um bom espaço, principalmente em apartamentos menores, ter espelhos na frente ajuda muito a valorizar o espaço do ambiente.


Mesmo com boas dicas, é preciso tomar alguns cuidados para utilizar os espelhos da melhor maneira possível. Ao escolher a posição, é importante observar o que será refletido. Não é muito legal refletir a porta de banheiros, por exemplo! Analisar o pé direito de cada ambiente e qual a sensação que se espera também é fundamental para não aplicar o espelho da maneira errada e intensificar algo que não é desejado.


Vale ressaltar também que, como elementos de decoração, os espelhos são itens muito versáteis. É possível explorar diferentes formatos e modelos. Os cortes redondos são bastante modernos, enquanto composições geométricas dão um toque mais arrojado. Outro detalhe bacana é o uso de molduras para valorizar o espelho. Há opções minimalistas e modernas, mas há quem goste de um visual mais extravagante e escolha modelos venezianos e clássicos.


Confira abaixo uma galeria de projetos meus que contém espelhos de várias formas:




Estes são três banheiros bastante diferentes entre si, mas com o armário superior em espelhos em comum. Isso prova como é simples inserir os espelhos em qualquer decoração.


Nesses dois modelos de buffet, o espelho foi aplicado nas duas partes dos armários. É uma boa forma de diferenciar e dar personalidade ao móvel.

O lavabo do Apê 17 é, na verdade, um banheiro comum. O truque do box espelhado esconde o chuveiro e dá uma cara de banheiro social para o cômodo.

Usamos espelhos na parte superior da cozinha toda preta do Apê 17, deixando o ambiente ainda mais sofisticado.

Os espelhos do Apê 17 representam bem todo o projeto. Enquanto o redondo nos traz a modernidade, o veneziano expressa exuberância e o clássico.

O espelho redondo é realmente um trunfo, fica lindo em paredes cheias de personalidade como está com o cimento queimado.

O guarda-roupa espelhado no quarto do casal do Apê 94 contribuiu muito para aumentar a sensação de amplitude do quarto.

O hall de entrada do Apê 53A tem um grande espelho logo na entrada. Ótimo para conferir o visual na hora de sair ;)

E abaixo deixo algumas ideias bacanas de grandes colegas que fizeram ótimos usos de espelhos em seus projetos também:

A Duda Senna colocou um espelho lindíssimo em formato orgânico nesse hall:

Olha que linda a moldura do espelho desse banheiro da Doma Arquitetura:

O espelho ganhou uma vibe de camarim nas mão da Quattrino Arquitetura:

O cantinho da maquiagem feito pela Mandril Arquitetura e Design ganhou um espelho com moldura cinza simples e chique:

Gostaram das dicas? Se pintar alguma dúvida ou quiserem compartilhar alguma boa ideia, entrem em contato ;)

Até mais!

Posts Em Destaque

Conta pra gente o que você gostaria de ler aqui no blog.

Entre em contato!

Arquivo

Natália Salla

@nataliasalla.arq  contato@nataliasalla.com.br

Vila Mariana  |  São Paulo