Para ler, se informar e se inspirar. Traduzimos aqui nossa paixão por aprender, compartilhar e ensinar! 

Arquitetura     |    Decoração e Interiores     |     Nossas Histórias     |     Viagens     |     Diário de Reforma  

Dicas de cabeceiras de cama

Esses dias falamos sobre alguns tipos de camas que encontramos no mercado e qual seria a melhor de acordo com cada necessidade. Bem, se você estava ligado nesse artigo, deve se lembrar que as camas box, diferentes das tradicionais, não têm cabeceira.


Com o uso cada vez mais frequente desse tipo de cama, veio a necessidade de achar um caminho para a cabeceira, que além de ter estética, pode representar mais conforto e segurança na hora de dormir. O bom é que dá pra trabalhar a criatividade na hora de pensar a cabeceira a entrar no projeto, e as ideias são diversas. Vamos ver algumas opções?


Cabeceiras de madeira

As cabeceiras de madeira geralmente são feitas com painéis de MDF, já que tem grande variedade de cores e aparência e é um material leve, o que o torna fácil de manter. Você pode trabalhá-lo de diversas formas - como horizontal e vertical - e usar certos truques na hora de pensar a decoração e disposição de objetos no quarto.


Dá pra alongar um espaço, dar mais sensação de amplitude o combinando com outros elementos, como um espelho, adicionar luzes ao redor, utilizar adesivos e objetos para dar mais vida e variar na escolha de tipos e espessuras. O criado-mudo já é um móvel clássico na montagem de quartos, e adicioná-lo ao lado da cama em harmonia com a cabeceira dá um toque especial. Pode ser uma peça à parte, elevado, em nicho; seja qual for a escolha, complementa a composição. Além de tudo isso, pintar o painel é uma opção para dar mais cor para o ambiente. Tudo depende do que o cliente deseja e de como sua criação se dará, mas as saídas são diversas. Confira alguns exemplos nas imagens abaixo!




(Projetos autorais)

Cabeceira estofada

Esse tipo concede um ar mais elegante e refinado à cabeceira. Ele pode ser revestido com diversos tipos de materiais, como couro, veludo, camurça ou linho. O modelo capitonê é um dos clássicos e pode ser feito com a aplicação de botões em diversas posições, criando uma variedade de desenhos.

(All Decor Boutique)


Caso o capitonê não seja sua opção favorita, também é possível estofar a cabeceira com superfície lisa. Essa é uma dica bacana para o uso de tecidos estampados. Uma outra possibilidade é aplicar tachas formando uma margem na cabeceira.


(Projetos autorais)

Cabeceira com papel de parede

O papel de parede se tornou uma alternativa de decoração tão prática que até para criar cabeceiras de camas podemos usá-los. É uma opção interessante principalmente pela variedade de modelos e estampas. Basta que escolha seu favorito e aplique num espaço delimitado ao tamanho da cama. As paredes ao lado podem ser pintadas de outra cor ou cobertas com espelhos. Fato é que o papel de parede cria a ilusão da cabeceira como você quiser. Veja alguns exemplos abaixo.


(Blog Aplique Fácil)

(Pinterest)

Cabeceira de ferro

Esse é um dos tipos mais legais se sua intenção for ousar e criar um visual diferenciado. As cabeceiras de ferro já foram muito usadas no passado, por isso trazem uma sensação retrô. Talvez o preço seja mais salgado, mas dependendo do que se cria no projeto, pode ser uma ótima opção.

(Projetos autorais)

Há ainda muitas outras possibilidades para a cabeceira de camas, usando esses ou outros modelos. Existem as com nichos (super úteis para deixar o que precisa estar ao alcance das mãos ou para decorar) e adesivos, além das várias opções de itens de decoração que podem ser colocados junto às cabeceiras, como prateleiras e luminárias.


Aproveite as dicas para dar um novo visual para o seu quarto ou aplicar num próximo projeto! O que acha?


Até mais :)

Posts Em Destaque

Conta pra gente o que você gostaria de ler aqui no blog.

Entre em contato!

Arquivo

Natália Salla

@nataliasalla.arq  contato@nataliasalla.com.br

Vila Mariana  |  São Paulo