Para ler, se informar e se inspirar. Traduzimos aqui nossa paixão por aprender, compartilhar e ensinar! 

Arquitetura     |    Decoração e Interiores     |     Nossas Histórias     |     Viagens     |     Diário de Reforma  

Cortinas: quais as opções?

Um dos elementos coringa para decorar um ambiente, geralmente a sala de estar ou um quarto, é a cortina. Apesar de já estar naturalmente no projeto, quando se planeja tudo certinho, a cortina também tem diversas características particulares a serem pensadas, como qual tecido será escolhido para a confecção, cores e modelo.


Mas antes dessa definição, é preciso pensar qual será a missão da cortina no ambiente que você deseja decorar. Controle de luz, de ruído ou apenas para dar um charme no visual? É a partir daí que conseguiremos trabalhar em cima dos melhores tecidos, tamanhos e estilos.

Depende da ocasião: tecidos, tamanhos e estilos

Tecidos claros

Se a janela recebe grande quantidade de luz, a melhor opção é um tecido claro. Os tecidos escuros absorvem mais calor e aumentam a temperatura do ambiente. Tecidos leves - como seda, linho, sarja e richelie - em tons claros podem tornar o ambiente uma extensão dessas qualidades, o deixando mais arejado e com visual mais agradável.


Além disso, esses tecidos podem ser usados em decorações de estilo clássico ou moderno e descolado. O voil é um tecido de aspecto transparente muito usado ultimamente, e traz delicadeza e charme para uma sala de estar, por exemplo. A seda é um tecido clássico que pode dar a mesma característica ao ambiente.


Tecidos de cor neutra

Se o visual já estiver definido, os tecidos de cor neutra são uma boa pedida, pois é possível combiná-los de maneira mais fácil com o resto dos objetos escolhidos.

Tecidos escuros ou cortina blackout

Aqui é a ideia é tornar o ambiente mais escurinho e aconchegante. Seja para um quarto ou uma sala de estar - principalmente se o cliente for consumidor voraz de filmes e séries - a cortina blackout ou de tons escuros é a melhor escolha. Lembrando que a blackout proporciona também isolamento acústico. Mas cuidado com a temperatura do ambiente! se for possível, colocar uma tela de proteção contra raios UV é uma boa.


DICAS

Para mais privacidade, opte por tecidos pesados e com sobreposições. Dessa forma você ainda consegue aquecer o ambiente, uma boa para estações mais frias do ano.

Se a ideia do cliente for lavar a cortina em casa mesmo, a melhor escolha são os tecidos 100% sintéticos. Tecidos naturais devem ser lavados por lavanderias especializadas.


O uso de cortinas curtas é uma dúvida recorrente, e o mais indicado nesse caso é que se utilize em quartos infantis. O comprimento da cortina causa uma sensação de descontração, além de evitar acidentes com as crianças.


Sobre a altura que a cortina deve ter, a dica é usá-la até o teto, se a diferença entre ele e a janela for de 30cm. E pra garantir alongamento, deixe uma sobra de 4cm na barra.

Persianas

Pra fugir um pouco do tradicional, a persiana vem para ser funcional e dar charme ao ambiente. Há tempos ganha espaço nas decorações, e para isso oferecem diversos estilos.


Uma das principais vantagens da persiana é o controle de iluminação que proporciona. E por seu estilo de "tiras" a limpeza se torna mais simples, podendo utilizar um aspirador de pó, uma esponjinha ou até formas específicas feitas para limpar a persiana.


Os modelos mais utilizados são rolô e romana, o primeiro possuindo diversas opções de tecido, desde o mais neutro até blackout.


Já a romana possui as divisórias com diversas varetas, e quando fechada apresenta um acabamento horizontal. Essas são feitas principalmente de PVC, madeira e alumínio.




Se sua intenção for dar um ar mais moderno ao ambiente, a persiana é sempre uma boa ideia.


Viu só quantas opções válidas e legais? Espero que você goste das dicas, agora e só colocar em prática ao planejar seu projeto :)


Posts Em Destaque

Conta pra gente o que você gostaria de ler aqui no blog.

Entre em contato!

Arquivo

Natália Salla

@nataliasalla.arq  contato@nataliasalla.com.br

Vila Mariana  |  São Paulo