Para ler, se informar e se inspirar. Traduzimos aqui nossa paixão por aprender, compartilhar e ensinar! 

Arquitetura     |    Decoração e Interiores     |     Nossas Histórias     |     Viagens     |     Diário de Reforma  

Cores análogas: como usar?!

O uso das cores na decoração de espaços até parece simples, mas exige muito planejamento por trás. Isso porque há muito estudo, teorias e até significados culturais por trás das combinações. Por isso quero trazer para o blog uma parte das infinitas possibilidades sobre o uso das cores. Vamos começar pelo círculo cromático e o uso de cores análogas!


O círculo cromático é uma ferramenta que possibilita uma visão completa do esquema de cores. É composto de 12 partes: três cores primárias, três secundárias e seis terciárias. Além disso, algumas versões mais completas trazem os tons menos saturados (o quão viva é a cor, quanto mais próxima do cinza, mais saturada) de cada cor pura.


O círculo é utilizado principalmente por profissionais que trabalham com cores, como designers, arquitetos, decoradores, fotógrafos e profissionais da moda. Isso porque é uma ferramenta que facilita o planejamento da harmonização de cores a partir das diversas formas de vê-lo.


As cores primárias são o amarelo, azul e vermelho, pois não são resultado de nenhuma combinação. A mistura entre elas dá origem às cores secundárias, que são o violeta (azul+vermelho), o laranja (amarelo+vermelho) e o verde (amarelo+azul). Cada cor secundária é complementar a uma primária, formando combinações de alto contraste: vermelho e verde; azul e laranja; e amarelo e violeta. Vou preparar um post especial sobre essas harmonizações, fiquem de olho! (se inscrevam na Newsletter para receber por e-mail!)

Por fim, as cores terciárias são resultado da combinação de primárias com secundárias, gerando as seis cores que completam o círculo.

Nesse post vamos focar na criação de combinações com cores análogas. Para isso, basta combinar uma cor com suas vizinhas! É simples assim, são cores posicionadas lado a lado no círculo e que tenham bases comuns. Misturar cores parecidas proporciona um efeito de degradê e com pouco contraste, o que pode deixar o ambiente sofisticado e jovem. É uma ótima forma de utilizar cores quando se tem receio de deixar o ambiente muito colorido.


Vamos conferir alguns exemplos de ambientes com combinações entre cores análogas:


O cômodo da imagem abaixo harmoniza cores análogas do lado frio do círculo, indo do verde aos tons de azul. Além de conceber um ar de calma e tranquilidade, a colocação de itens brancos e tons de madeira na decoração neutralizaram o colorido e trouxeram calor à composição de cores frias.


Fonte: Pinterest Papo Casa

Este exemplo faz uma combinação entre cores quentes, do laranja ao rosa. Separar os diferentes tons entre a parede e os móveis é uma forma simples de atingir uma boa combinação entre cores análogas.

Fonte: Pinterest Decor Casa

No caso desse ambiente, podemos ver uma combinação mais ousada, que mistura tons mais quentes, como o alaranjado e o amarelo, ao verde, que também tem o amarelo em sua base.

Fonte: Pinterest Mix Lar


O ambiente da imagem abaixo é a prova de como usar cores análogas em estilos modernos. A combinação de tons mais fortes como azul e roxo trouxeram dinamismo à decoração.


Fonte: Ame Arquitetura


No caso das cores pastéis, a combinação análoga mantém uma neutralidade mais delicada e suave, deixando o ambiente mais leve e calmo visualmente. As "cores vizinhas" são uma excelente forma de modernizar os clássicos tons pastéis!


Fonte: Deco Holic


Aproveite esses exemplos e dicas para se inspirar. Estude o círculo de cores e chegue na combinação perfeita para seu gosto. Para encerrar, deixo a indicação de algumas cores da Suvinil que acreditam formar boas paletas análogas.


Amarelo com Laranja:

1. Ambrosia + Cuica


2. Pétala Laranja + Suco de Caju


Laranja com Vermelho:

1.Focinho de Gato + Limão Cravo

2.Begônia Alaranjada + Primeiro Beijo


Vermelho com Rosa:

1.Melancia + Lago Rosa

2.Bossa Nova + Verso Imoral


Rosa com Roxo:

1. Iogurte de Morango + Flor de alcachofra

2.Cupido + Frapê de Uva


Roxo com Azul:

1.Entardecer + Porcelana Azul

2.Malva + Baleia Azul


Azul com Verde:

1.Azul Marola + Verde Catamarã

2.Pirineus + Pistache


Verde com Amarelo:

1.Brotinho + Banana com Açúcar

2. Salvínia + Pequi


Deixe sua criatividade fluir!

Até mais :)



Posts Em Destaque

Conta pra gente o que você gostaria de ler aqui no blog.

Entre em contato!

Arquivo

Natália Salla

@nataliasalla.arq  contato@nataliasalla.com.br

Vila Mariana  |  São Paulo