Para ler, se informar e se inspirar. Traduzimos aqui nossa paixão por aprender, compartilhar e ensinar! 

Arquitetura     |    Decoração e Interiores     |     Nossas Histórias     |     Viagens     |     Diário de Reforma  

Tons de Azul!

Quem acompanha meus trabalhos por aqui, no Instagram e no YouTube já percebeu que eu adoro usar a cor azul, né? São muitos os motivos que me levam a escolher diferentes tons de azul para os projetos e garanto que a cor tem uma aceitação muito boa com os clientes.


De acordo com o Feng Shui, o azul tem características que fazem as pessoas experimentarem sensações de tranquilidade, harmonia e paz. Isso pode ser explicado pela referência que temos da cor, como o céu e o mar. Como a maioria dos meus projetos são em grandes centros urbanos e os clientes têm vidas muito agitadas, é muito importante planejar levando em consideração que as cores podem afetar os sentimentos e humor de quem estará no dia a dia nesses ambientes. Por isso acredito que a cor cai muito bem nesses casos.


Além disso, diferentes tons de azul também trazem outros significados. Os tons mais escuros remetem a sabedoria e intuição, enquanto os azuis mais claros estão mais próximos da espiritualidade. Já os tons de azul mais esverdeados são relacionados a positividade e natureza.


Para completar, acho o azul uma cor muito versátil. Tende a agradar todas as pessoas, permite inúmeras combinações e é atemporal. É praticamente o pretinho básico da decoração, nunca sai de moda. Uma forma muito boa de utilizar a cor é a aplicando em pontos de destaque dos ambientes. Fica ótimo em lugares que tenham elementos de transição como corredores, portas e entradas. Imagine entrar no quarto e receber um banho de azul depois de um longo dia de trabalho!


Sempre que falamos da escolha de cores para ambientes, é importante lembrar que o resultado final depende do conjunto total dos elementos da decoração. O acorde cromático e a posição e tipo de luz do lugar podem influenciar em como experimentamos a cor escolhida. Por exemplo, dependendo das cores de outros itens da decoração em volta de um azul e de como a luz chega até a cor, pode ser que a percebamos com uma tonalidade mais esverdeada ou arroxeada.


Para demonstrar tudo que falei aqui, separei alguns exemplos de projetos com o uso de azul. São meus tons de azul favoritos, então coloquei o nome de cada cor como dica ;)

No projeto do apartamento 2301 a cor usada foi o Horizonte Azul, da Suvinil.

No corredor do apartamento 43, o azul utilizado se chama Fiordi Tropical, da Suvinil. (Clique aqui para ler mais sobre esse projeto).

No apartamento 94 escolhi destacar a cozinha com a ajuda do azul. O material usado é laca cor M017. Já escrevi todos os detalhes desse apartamento aqui.

O azul foi protagonista na minha participação na Expo Revestir 2019. Já contei mais sobre a montagem desse espaço aqui.

Quem mais adora um bom azul também!? :)

Posts Em Destaque

Conta pra gente o que você gostaria de ler aqui no blog.

Entre em contato!

Arquivo

Natália Salla

@nataliasalla.arq  contato@nataliasalla.com.br

São Paulo | Rio de Janeiro