Arquitetura     |    Decoração e Interiores     |     Nossas Histórias     |     Viagens     |     Diário de Reforma  

Etapas de Projeto - Estudo Preliminar

07.02.2018

Como continuação do post "Etapas de Projeto" (veja aqui) hoje vamos falar sobre a primeira Etapa: o Estudo Preliminar.

 

Sempre gosto de reforçar que não há uma regra padrão a ser seguida. Cada escritório e cada profissional apresenta o projeto da maneira que entende ser a mais adequada. Essa é a forma como nosso escritório apresenta hoje os Projetos de Interiores e na qual temos tido resultados positivos com nossos clientes.

 

 Após a Reunião de Start (leia mais aqui), iniciamos de fato as etapas do projeto. 

 

O Estudo Preliminar (chamado também de "EP") estuda as opções de layout para os ambientes contratados, tendo como principal objetivo definir qual será a planta baixa do imóvel.

 

Entregamos duas opções de plantas baixas para que você possa analisar e escolher qual a que mais te agrada ou, ainda, fazer um "mix" das duas resultando em uma terceira opção.

 

 

 

É nesse momento que vamos definir também se haverá alguma alteração arquitetônica (mudança de paredes), onde usaremos piso quente ou piso frio, onde estarão as bancadas e equipamentos elétricos e quais serão os formatos dos móveis no geral, tudo através da planta baixa.

 

Levamos em consideração todas as informações obtidas na Reunião de Start para elaborar esse desenho. Quais as suas necessidades no dia-a-dia, quais são os espaços principais e os que você mais gosta, os móveis que você já possui entre outras características que são fundamentais para essa definição espacial.

 

 

 

 

Mas como eu vou ter certeza do que eu quero?!

 

 

Não se preocupe, nós vamos te ajudar!

Exatamente para facilitar e nortear suas decisões o projeto é dividido em etapas diferentes, para que possamos pensar em cada tema individualmente, conseguindo focar e decidir cada assunto com tranquilidade e clareza.

 

 

 

Junto com a planta baixa, apresentamos também algumas referências conceituais (de projetos autorais e não autorais), afim de definirmos qual será o "partido arquitetônico" utilizado no desenvolvimento do seu projeto.

 

 

 

Anota aí!

 

 

Partido Arquitetônico é o "conceito" inicial que irá embasar teoricamente o desenvolvimento do projeto, no que diz respeito às questões estéticas como forma, estilo, simetrias, cores e materiais.

 

 

 

 

Trabalhamos no Estudo Preliminar até que nosso cliente esteja satisfeito e de acordo com a planta baixa e com as referências apresentadas. 

 

Não há um número restrito de revisões em nosso contrato, faremos o que for preciso para chegar na solução mais adequada para você, mas no geral as três primeiras opções resumem as soluções mais adequadas espacialmente e quanto maior o número de opções, mais dúvidas e inseguranças sobre o que decidir. Por esse motivo, recomendamos que o cliente trabalhe com as principais possibilidades que sugerimos, uma vez que a definição do espaço é um fator crucial para um ambiente funcional e prazeroso.

 

 

 

Nossa única regra aqui é: definido o layout e o partido, não voltamos a revisar as questões discutidas nessa etapa. Isso cria um "roteiro" no projeto, permite que consigamos refletir sobre cada assunto individualmente, trazendo clareza e confiança às decisões.

 

 

 

 

O principal é respeitarmos cada "fase" de decisão e focar no que está sendo trabalhado em cada uma delas, para que os pensamentos não se misturem e possamos caminhar com o projeto, uma vez que as possibilidades são infinitas e exigem escolhas para seguir em frente!

 

Vamos planejar sua casa juntos?! Conte com a gente!

 

E-mail: contato@nataliasalla.com.br

 

Natália Salla.

 

Se inscreva em nossa Newsletter para receber os próximos posts: www.nataliasalla.com.br/news (só descer a tela para baixo e colocar seu e-mail na janela de Newsletter no canto direito!)

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

O Quarto do #nossoape_43

27.06.2018

1/2
Please reload

Conta pra gente o que você gostaria de ler aqui no blog.

Entre em contato!

Arquivo

Natália Salla

@nataliasalla.arq  contato@nataliasalla.com.br

Vila Mariana  |  São Paulo