Arquitetura     |    Decoração e Interiores     |     Nossas Histórias     |     Viagens     |     Diário de Reforma  

Nosso Lavabo

19.06.2017

O Lavabo do #nossoape_43 tem um bocado de história pra contar e talvez seja o ambiente do apê que mais se modificou durante a obra. Como promessa é dívida, vou contar tim-tim por tim-tim pra vocês sobre o projeto, sobre tudo que deu certo e também o que não deu, porque afinal aqui é real life, né?! rs...

 

Desde o início, uma das coisas que mais me impressionou aqui no apê foi a qualidade dos acabamentos entregues pela construtora Namour. Todas as pedras e porcelanatos são de marcas excelentes, de qualidade e muito bonitas, o que me fez não ter coragem de jogar (quase) nada fora. 

 

Essa é a planta do nosso Lavabo: 

 

 

Meu marido fez um pedido para o projeto: disse que queria um Lavabo bonito e "diferente", já que serviria para receber todas as visitas. Então desenvolvi um projeto que contemplava troca da bancada por uma de pedra branca, troca de torneira, espelho Adnet (que amo!), armários com tonalidade amarelo candy e um adesivo geométrico preto, branco e cinza que iria ser encomendo sob medida para os porcelanatos 60x60:

 

Esse era o projeto, idealizado e não construído. hahahahaha Por que? Porque em casa de ferreiro o espeto é sempre de pau rs... 

 

Quando cheguei na Marmoraria Tulio,  já com dor no coração de jogar a bancada em granito preto São Gabriel no lixo, o Leonardo (vendedor) me explicou sobre o risco de quebrar os porcelanatos caso eu tirasse a bancada existente por conta da fixação.

 

Unindo isso ao instinto sustentável de não jogar nada fora, desisti da bancada branca e mantive a minha em São Gabriel, optando apenas em trocar a cuba e a torneira para que ficasse com os acabamentos mais refinados. Encomendei, então, uma cuba esculpida no mesmo granito da pia existente e comprei uma nova torneira de Deca.

 

Depois de tudo instalado, lembrei que eu tinha esquecido de comprar uma saia para a bancada (essa parte de granito maior que faz o acabamento inferior) e como meu armário era solto da pia, ficava aparecendo toda a parte inferior da cuba  (horrível kkkkk):

Liguei de novo para o Leonardo e encomendei um acabamento para a saia da pia, que fechou com chave de ouro essa parte:

 

Substituí também o vaso sanitário entregue por um modelo mais bacana, já que mesmo sendo da Deca o modelo Izy, comum em muitos empreendimentos, é bem sem graça e não agrega muito valor aos projetos.

 

Dica: pra quem quer um vaso sanitário bonito e com bom custo benefício indico o modelo Carrara, da Deca!

 

 

Aí vocês estão se perguntando: cadê o espelho Adnet e o adesivo que não estão aparecendo nas fotos?

 

Pois é... Eu adoro meu marceneiro (e recomendo!), mas aqui rolou uma mancada: na hora de instalar a marcenaria, eles furaram o banheiro errado!!! O móvel com espelho que era pra ser no banheiro da suíte, foi erroneamente instalado no Lavabo. :(

Com isso, todos os meus porcelanatos ficaram furados e para instalar o Adnet e os adesivos eu teria que substituir os revestimentos.

 

Temos que ser racionais em alguns momentos, principalmente quando se fala de obra. E a arquiteta aqui tinha que encontrar uma solução adequada e inteligente, certo? Certo. 

 

Pois bem, tive a ideia de instalar um chassi de madeira espelhado no lugar e negociei com meu marceneiro, que me deu o chassi espelhado de presente (justo, né?)

 

 

Dica Importante: Contrate um arquiteto para acompanhar sua instalação de marcenaria, é fundamental. Eu não estava presente e muitas coisas deram errado, infelizmente.

 

Me perguntaram no Insta como se faz esse espelho "saltando" da parede e qual a medida. 

 

É feito um retângulo em mdf, com um espelho colado por cima, e que tem duas "ripas" de madeira que o estruturam e o afastam da parede, sendo que essas ripas ficam recuadas nas bordas do espelho para não aparecer. A espessura dessa estrutura (quando não servir como armário) pode ser de 5 a 6 cm e uma ideia bem bacana é instalar uma iluminação em fita LED nesse local, fica lindo! Eu não fiz porque o chassi não estava nos planos iniciais.... rsrsrs

 

Uma das coisas que considero mais importante para quem mora em apartamento, é ter a quantidade certa de armários para guardar todas as coisas, assim não falta espaço e o dia-a-dia fica muito mais fácil e organizado.

 

Dessa forma, como nós temos um banheiro na suíte e é muito difícil recebermos visita pra dormir em casa, optamos por transformar esse banheiro em um Lavabo, instalando um roupeiro onde seria a ducha. A parte debaixo recebeu alguns nichos amarelos porque como o vaso sanitário fica bem ao lado, a porta não abriria até embaixo. De quebra, os nichos ainda auxiliam na decoração do Lavabo! :)

 

Essa é uma solução bacana porque se com o tempo precisarmos de mais um chuveiro, é só desinstalar o roupeiro e colocar um chuveiro e um box, pois todo o preparo e os registros já estão escondidinhos aí no armário. 

 

Na parte interna, fiz um roupeiro e também uma sapateira. Como esse armário é profundo, para facilitar o acesso aos itens instalei gavetas ao invés de prateleiras fixas:

Vamos às medidas:

Para sapatos baixos (tênis, chinelos e sapatilhas): de 13 a 15cm

 

Para sapatos de salto (médios a altos): de 23 à 30cm (confirme o tamanho do seu maior salto, mas 25cm costuma ser uma boa média).

Para roupas de cama e banho: de 30 a 50cm (essa medida vai variar de acordo com a sua necessidade, mas sempre recomendo fazer uma quantidade maior de prateleiras/gavetas e mais baixas para que não fique muita coisa em cima da outra e facilite o manuseio).

 

E só pra completar a história toda: eu tive um mês para absorver a ideia de adquirir um imóvel próprio, de realizar um sonho e de fazer todo o projeto. Ou seja: surtei! rs.. Com isso, tínhamos muita urgência em tudo e precisei escolher todas as louças e metais um dia a noite para serem compradas no dia seguinte, afim de usufruir de um bom desconto que tínhamos conseguido...

 

Ainda sem o projeto definido, comprei uma cuba de apoio e uma torneira da Deca das quais desisti depois na concepção final do projeto. rs... (Se alguém precisar, estão novinhas e à venda) kkkkkk 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esse é o nosso lavabo, que apesar de ter resultado em um ambiente completamente diferente do projeto, nós adoramos! O chassi de madeira ajudou a ampliar muito o ambiente, já que ele é todo pequenino! A cuba em granito preto São Gabriel ficou super bem executada e nós também amamos esse amarelo mais vivo nos armários.

 

Diferente do projeto inicial, mas todo ajustado por mim ao longo da obra e com a nossa cara. No final, é sempre isso que importa, né?! :)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se tiverem mais alguma dúvida, deixem nos comentários! ;)

Beijos.

 

 

Natália.

 

Please reload

Posts Em Destaque

O Quarto do #nossoape_43

27.06.2018

1/2
Please reload

Conta pra gente o que você gostaria de ler aqui no blog.

Entre em contato!

Arquivo

Natália Salla

@nataliasalla.arq  contato@nataliasalla.com.br

Vila Mariana  |  São Paulo