Arquitetura     |    Decoração e Interiores     |     Nossas Histórias     |     Viagens     |     Diário de Reforma  

Falando Sobre Estilos - Boho Decor

02.06.2017

Oi queridos! Tudo bem?!

 

Fiz uma enquete no Insta Stories na semana passada e recebi várias sugestões sobre temas para abordar aqui no Blog. Anotei todos e aos pouquinhos vou escrevendo pra vocês, tá?!

 

O primeiro tema que escolhi foi sugerido pela Gé do @briselier . Achei o tema bacana, de leitura agradável e se encaixou muito bem no “Falando sobre Estilos” que iniciamos aqui no Blog com o tema Escandinavo (veja aqui).

 

Esse estilo busca a sensação de aconchego, conforto e significado. São aqueles espaços acolhedores que você entra e já quer sentar, sabe?! E que em cada cantinho da casa tem uma história do morador, ou um elemento que o identifique de alguma forma.

 

 

 

 

O nome Boho vem da expressão “Bohemian”, que faz referência aos boêmios, ciganos e hippies da década de 70, principais estilos influenciadores desse tipo de decoração, que mistura características orientais, hippies e étnicas, formando espaços coloridos e com estilos misturados, como country, vintage, romântico e alguns elementos rústicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O conceito “hippie” se importa muito com as raízes e com a simplicidade, daí a importância de ter objetos com significados, como móveis herdados da avó, cadeira feita pelo pai, objetos trazidos de viagens ou feitos pelos próprios moradores.

 

 

 

Como todo estilo que carrega muita informação, precisa ter cuidado ao definir os itens que formarão esse decor para não passar um ar de “desleixo” ou “confusão mental” (quando a gente fica atordoado de tanta informação que tem na casa, sabe!? Rs....)

 

 Para isso, é importante escolher um ponto de destaque, afim de que o olhar se organize ao compreender o espaço. Se tiver um tapete estampado e colorido, por exemplo, aposte nos outros elementos com as mesmas cores ou estampas e crie um outro ponto de destaque em outro ângulo focal, de maneira que seu olhar não visualize dois itens marcantes de uma só vez. (Essa é uma dica importante para que as escolhas da sua casa fiquem harmonizadas e vale para qualquer estilo, até mesmo os clássicos ou cleans).

 

Outra dica fundamental é investir em alguns móveis básicos e paredes de cores neutras, para criar um equilíbrio com as cores e outros elementos de design mais marcante, como os móveis antigos laqueados, muito presentes nesse estilo.

 

 

 

 

 

 

Ao escolher as cores e estampas, busque alguma semelhança entre elas. Por exemplo: estampas listradas, em cores diferentes, ou estampas em padronagens diferentes, mas em tons de azuis. O objetivo é criar uma identidade visual para que o conjunto se torne harmônico.

 

 

 

 

 

Os itens que compões o Boho precisam sempre ser trabalhados em conjunto, já que quando vistos separadamente não parecem se encaixar. O Boho se resume à uma mistura de estilos, estampas e cores que, juntas, trazem um ar descontraído, alegre e criativo aos ambientes.

 

 

Desapegue das regras! O Boho é uma decoração muito solta, onde a regra principal é o que te faz bem aos olhos. Nada de minimalismo por aqui, quanto mais paredes cheias e objetos de decoração por todos os cantos, mais o estilo se completa. Componha quadros com fotos, pratos, azulejos, quanto mais “desregrado”, melhor!!

 

 

 

 

 

A cor é um elemento fundamental para esse estilo de decoração. Como base, aposte nos tons de bege, preto, marrom, verde oliva e cáqui. O cinza tem um ar mais contemporâneo, mas pode ser trabalhado em tonalidades claras se desejar. Para as cores de destaque, vinho, amarelo, mostarda, roxo, azul turquesa e alaranjados são opções assertivas. Escolha os tons vibrantes e as cores mais vivas que você puder, elas basicamente vão definir esse estilo. Para não errar, escolha no máximo 3 cores de destaque que predominem em todos os elementos.

Artesanato e itens no estilo “Do It Your Self” se encaixam direitinho no Boho, além de padronagens tribais e orientais, então abuse da criatividade! Vale trazer lembranças de viagens e de artesanatos locais para que o ambiente conte um pouco da sua história e tenha mais significado pra você.

 

 

 

 

A tapeçaria é outro item de decoração essencial para o estilo Boho. Vale colocá-los no piso, nas paredes, sobrepostos... Sem regras, lembram?! Tapetes persas, turcos, kilims e de fibras naturais são os mais adequados ao estilo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os móveis dessa decoração são sempre amplos e confortáveis, compostos por sofás de formas orgânicas (com cara de fofinho, sabe?! Rs), roupas de cama grandes e fartas, muitas almofadas e mantas, tecidos coloridos, pufes e madeira rústica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O conceito hippie vem no uso das redes e balanços suspensos, enquanto o oriental se aplica nos mobiliários mais baixos, como sofás e almofadões nos chãos, além de mesas laterais estampadas e baixas.

 

Sabemos que a iluminação é fundamental para o conforto de um ambiente, certo? Certo!! E no Boho não é diferente. Aqui as luzes são mais difusas e pontuais, para garantir a atmosfera confortável que o estilo exige. Fazer uso de grandes lustres, abajures, velas e lanternas faz parte da decoração também. Aposte em pendentes contemporâneos ou clássicos, como lustres de cristais, ou luminárias em cobre e dourado, para caracterizar o chamado Borro Chic.

 

 

As plantas e vegetações encerram com chave de ouro essa decoração cheia de aconchego. Use e abuse de vasos grandes e marcantes, com folhagens em tons de verde, como por exemplo samambaias, fícus, cactos e suculentas.

 

 

Apesar de não fazer muito o meu estilo pessoal, o Boho é uma decoração extremamente interessante e particular, que permite as mais variadas formas de expressão, traduzindo as histórias e personalidades dos donos da casa. O Boho diz muito sobre você e sobre sua história de vida, aproveite!

 

Se tiverem dúvidas sobre o estilo, deixem nos comentários! :)

Natália.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

                                 

 

                                

 

               

Please reload

Posts Em Destaque

O Quarto do #nossoape_43

27.06.2018

1/2
Please reload

Conta pra gente o que você gostaria de ler aqui no blog.

Entre em contato!

Arquivo

Natália Salla

@nataliasalla.arq  contato@nataliasalla.com.br

Vila Mariana  |  São Paulo