Arquitetura     |    Decoração e Interiores     |     Nossas Histórias     |     Viagens     |     Diário de Reforma  

Falando Sobre Estilos - Escandinavo

12.05.2017

O estilo escandinavo de decorar está em alta e muito tem se ouvido falar sobre ele. No insta, são inúmeros os perfis e as hashtags que levam à esse estilo, mas poucos as que de fato contemplam o que ele representa. Então vamos entender o que o define?!

 

A Escandinávia é uma região do Norte da Europa que abrange países como Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca, onde esse tipo de decoração é baseado nas características das paisagens e dos artesanatos locais, que tem um aspecto mais "envelhecido" (vintage). Por se tratar de uma região com pouca luminosidade, há uma preocupação constante com esse item, exigindo cores claras e grandes vãos de iluminação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carlos Larsson foi um artista sueco que influenciou a disseminação desse estilo nos interiores das residências, onde o moderno e o tradicional se misturavam, através da aplicação da arte dentro da sua própria casa, trazendo o que havia de mais atual combinado com a característica mais antiga dos artesãos locais, virando referência no estilo e tornando sua residência uma das mais famosas do mundo.

 

A principal característica do estilo escandinavo é ser um ambiente minimalista e básico, com predomínio da cor branca com cores e estampas pontuais, geralmente nos móveis ou itens de decoração.

 

Devido ao excesso do branco, existe um grande risco do projeto ter um aspecto frio, devendo ser evitado através da aplicação correta das cores mais escuras, como madeira e preto, trazendo equilíbrio às composições.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Utilizar luminárias pretas ou tapetes escuros é uma boa opção, lembrando que o estilo se destaca por cores sóbrias, sempre predominando branco, preto, cinzas, bege e estampas.

 

 

 

Outra característica importante desse estilo é contar com espaços funcionais e minimalistas, com ambientes muito práticos. É comum encontrarmos grandes espaços vazios, já que só se coloca aquilo que é fundamental. Praticar o desapego faz parte desse decor! rs

 Entradas de luz e elementos que remetem à natureza também são alguns pilares da decoração nórdica, por isso o predomínio do branco e de pisos em madeira (de preferência, madeira clara).

 

 

Na decoração, cerâmica, vidro, velas e madeira aparecem em destaque. São bem vindas cores em tons pastéis como amarelo, rosa  e verde, que acompanham a suavidade dos outros elementos. Decorações em cobre reforçam a delicadeza desse estilo e são uma ótima opção, podendo ser aliada com verde musgo e azul marinho, bases que destacam ainda mais o cobreado.

 

 

 

 

Outras dicas que auxiliam para quebrar a frieza do branco é apostar em itens feitos de elementos naturais, como linho, madeira, lã e pedras. Granitos e cristais vão super bem nesse decor, enquanto tecidos de mantas que imitam pele de carneiro ou que tenham estampas étnicas também devem estar presentes por todos os cômodos, como se estivessem sido "esquecidos" ali. 

 

 

 

 

 

A grande dificuldade desse estilo é conseguir transformar um ambiente neutro (branco e preto), em um local descontraído, aconchegante e alegre. Para isso, é fundamental escolher os mobiliários e elementos decorativos corretos, onde o design deve ser simples, composto de linhas retas e onde os elementos decorativos tem a principal função de compor a descontração do ambiente. Quadros, almofadas e vasos dispostos no chão criam essa atmosfera mais leve, mas cuidado... Essa "desorganização" precisa ser "organizada" rs senão ao invés de despojado, vai parecer confuso e bagunçado. Selecione um ou dois itens nos ambientes principais e mantenha o restante na arrumação convencional.

                                                               Projeto: Priscilla Dattilio

 

O uso de prateleiras e armários abertos também é constante nesse estilo, já que reforça essa característica "simples" e aconchegante que o nórdico trás. Prateleiras brancas, pedras ou em madeira rústica com estrutura metálica são opções excelentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E você, também é adepto do estilo escandinavo?!

 

Se sim, recomendo visitar o My Scandinavian Home, um dos blogs e apês de estilo nórdico mais desejados do mundo!

 

 

Natália.

Please reload

Posts Em Destaque

O Quarto do #nossoape_43

27.06.2018

1/2
Please reload

Conta pra gente o que você gostaria de ler aqui no blog.

Entre em contato!

Arquivo

Natália Salla

@nataliasalla.arq  contato@nataliasalla.com.br

Vila Mariana  |  São Paulo