Arquitetura     |    Decoração e Interiores     |     Nossas Histórias     |     Viagens     |     Diário de Reforma  

Como escolher a cama ideal

30.10.2019

Um dos melhores momentos em nosso dia é aquele em que deitamos para dormir e descansar, não é!? Por isso é importante escolher muito bem nossa cama. Essa tarefa pode até parecer fácil, mas se pensarmos nos diversos tipos e tamanhos de camas que encontramos, as dúvidas podem começar a surgir. Hoje falaremos exatamente sobre isso, com algumas dicas de como encontrar a cama ideal. 

 

Além do conforto - que é crucial - na hora de escolher sua cama, é legal pensar bem no modelo, levando em consideração o espaço disponível no cômodo onde você quer colocá-la. É sempre importante manter uma circulação de pelo menos 50 cm nos entornos, sendo que consideramos ideal cerca de 60/65 cm. 

 

Os modelos baú e sob medida são mais interessantes do ponto de vista de aproveitamento do espaço, mas também são mais caros. Então o cliente precisa estabelecer suas prioridades para fazer a melhor escolha. Vamos pensar nisso juntos e conhecer melhor cada modelo? 

 

Cama Box

A própria cama box é dividida em algumas subcategorias, que explicamos abaixo:

 

Base box para colchão

O mais simples dos modelos e também o que sai mais em conta. É encontrada nas versões de solteiro ou casal e é usada justamente como base para o seu colchão. Pode ser a escolha quando há intenção de transmitir amplitude no espaço, já que dá uma sensação mais clean para a cama e, consequentemente, para o ambiente. Por vezes é possível combinar as laterais da base e do colchão, dando harmonia e deixando ainda mais agradável visualmente.

 

 

 

Cama box com gavetas

Uma cama que comporta gavetas é sempre boa opção para economizar espaço, já que torna possível guardar de tudo; sapatos, bolsas, brinquedos e até roupas. Se bem aproveitadas, as gavetas podem ajudar a manter o ambiente mais limpo e organizado. Algumas oferecem ainda uma sapateira.

 

 

Cama box baú

Esse é um modelo muito procurado. Diferente das gavetas, o espaço que possui é totalmente livre, e ainda é possível encontrar na versão com uma repartição no meio. Com o baú você ganha espaço para organizar suas coisas, como roupa de cama, caixas organizadoras e etc. A dica é que não sejam objetos usados diariamente, para que não haja necessidade de abrir a todo momento. E claro, você encontra tanto de solteiro, quanto de casal.

 

 

 

Bicama box 

Com a mesma medida de uma cama de solteiro, a bicama possui um colchão extra, e isso a torna perfeita para receber hóspedes. 

 

(https://www.srcolchao.com.br/bicama-box/solteiro/box-bicama-solteiro-c-auxiliar-de-mola-bonnel-mf-branca--p)

 

 

Em resumo, a cama box apresenta algumas vantagens em relação às mais tradicionais. O fato de não vir acompanhada de uma estrutura de madeira ou aço ao acomodar o colchão, a torna uma boa escolha para quem quer mais espaço. Além disso, pode ser mais segura do que uma de estrado, por exemplo, por ser uma base mais resistente. Fora o ótimo design que apresenta. 

 

Cama com estrado

A cama com estrado, apesar de tradicional, apresenta variados estilos. Dessa forma você pode escolher uma que tenha mais a ver com a estética que deseja, seja mais tradicional, moderna ou até industrial. Seu design tem característica mais marcante e completa a decoração do ambiente. 

 

A cabeceira faz parte da estrutura, então não será necessário a compra de uma peça a parte para compor sua cama. Além disso, é muito mais fácil limpar o chão embaixo desse móvel, já que ele é elevado. 

 

Por ser mais baixa, é indicada para pessoas de mais idade ou que possuem alguma dificuldade de mobilidade. Uma questão importante a se lembrar é que a cama, por possuir uma estrutura mais pesada, ocupa mais espaço; por isso não é muito indicada para ambientes pequenos. 

 

Cama sob medida

Se a intenção for adequar sua cama ao espaço disponível, um móvel planejado pode acabar sendo a melhor opção. Com o passar do tempo e as diferentes construções, o espaço disponível para um quarto foi mudando e a necessidade de usar a criatividade para aproveitá-lo bem foi surgindo. A cama sob medida vem para se adequar ao espaço que você tem disponível, e essa é sua maior vantagem. 

 

 

 

Tamanhos

As opções de tamanho também são muito variadas no mercado, e a questão é saber qual é ideal para você. Solteiro, casal e até sob medida, variam de acordo com o tipo que se deseja, e para escolhê-lo é necessário pensar nele e na medida disponível no quarto. Os tamanhos mais encontrados no Brasil são: 

  • Cama king size: 193cm de altura X 203cm de largura.

  • Cama queen size: 198cm de altura X 158cm de largura.

  • Cama casal comum: 188cm de altura X 138cm de largura.

  • Cama de solteiro king: 205cm de altura X 100cm de largura.

  • Cama de solteiro comum: 188cm de altura X 88cm de largura.

 

Bom, agora você já sabe quais são os tamanhos e tipos que a gente mais encontra por aí, é só pensar no que você deseja para seu quarto e escolher aquele que mais combina com você!

 

Até mais e bom sono :)

 

Please reload

Posts Em Destaque

O Quarto do #nossoape_43

27.06.2018

1/2
Please reload

Conta pra gente o que você gostaria de ler aqui no blog.

Entre em contato!

Arquivo

Natália Salla

@nataliasalla.arq  contato@nataliasalla.com.br

Vila Mariana  |  São Paulo